O manual da motivação e engajamento
Você lembra quando começou a usar um computador?
Para os mais novos, que nasceram na presença da tecnologia, talvez não lembre pelo fato de estar inserido de alguma forma, naturalmente, durante a sua vida. Desde quando ainda bebê. Foi mais fácil usar o equipamento.
Para os que nasceram antes dos anos 80, aprenderam a usar conforme a necessidade e acesso.
Do mesmo modo, eu lembro que nesta década, de 80, fui apresentado ao primeiro computador. Um amigo me apresentou em uma editora de livros, que já usava o computador como ferramenta para edição de seus livros. E como naquela época eu havia feito o curso de datilografia, sim eu fiz datilografia, e sou muito grato a esta habilidade de escrever no teclado com “todos os dedos” (rsrsrs), recebi este convite para trabalhar na editora.
Uma experiência marcante
Acima de tudo, o fato do equipamento fazer parte do meu trabalho, me deixava motivado. Durante a pequena temporada que trabalhei para aquela editora, fui o segundo mais rápido “digitador” (será que ainda existe esta profissão?) da empresa. Aliás, o primeiro era o meu amigo. Um piloto de F1 nos teclados, naquela época.
Depois de alguns poucos meses, a editora mudou-se para a capital do estado. Passei mais algum tempo lá, mas a distância e por outros motivos pessoais, sai da empresa e fui me dedicar a outros trabalhos.
Conto essa história, por que as primeiras vezes que usei o computador, parecia complicado. Fazia uso do manual e de anotações dos “comandos”, para dar efeito no texto. Embora, com o tempo, fui acostumando até não haver necessidade de consultar o manual e anotações. Comecei a desenvolver a habilidade. O que parecia difícil, ficou mais fácil.
Quase como aprender a dirigir ou qualquer outra habilidade que você pensar. Por vezes, no início é um pouco mais complicado, até que você conquista a experiência.
O manual da Motivação
Antes de mais nada, considere isso em relação a motivação. Como seria se você pudesse contar com um manual, quando não se sinta muito bem, com todo o entusiasmo?
Bem como um outro amigo dizia que, motivação é como o banho diário. Você precisa tomar banho diariamente e em alguns casos, até mais do que um por dia. E aí é onde está o desafio. Fazer isso todos os dias e as vezes até mais do que um.
Mas se você tiver um manual, pode ser um pouco mais fácil. Se você tiver o controle, pode ser um pouco mais fácil.
Bom então, eu gostaria de te ajudar a “escrever” ou “construir” seu manual ou controle de motivação. Para que todos os dias você possa acionar os botões do controle para sua motivação.
Refletindo sobre os dias de hoje
Estamos vivendo dias de isolamento social bem desafiadores de manter a motivação.
O excesso de preocupações com a situação atual e sem saber o que vai acontecer nos próximos dias, meses, trazem efeitos negativos a todos nós. Imagine o empresário que se viu diante da necessidade de fechar a sua empresa, mas que mantém as despesas e colaboradores contratados. Imagine algumas pessoas que foram demitidas. Suponha que as pessoas estão esperando neste momento a pior situação.
Então, pense nos momentos em que você se sentiu bem, motivado, alegre com energia. Pegue uma agenda e anote o nome da música ou compositor que te inspira e te traz energia. Posteriormente, anote também o livro que você pode voltar a ler aquele trecho que o escritor disse palavras que pareceram ser pra você. Sempre tem. Outrossim, anote também o filme que te inspira, ou que te faz rir. Sim, apesar da situação, sorrir. A alegria nos fará superar a dificuldade. Com a alegria vem a prosperidade, e não o contrário.
Enfim, vamos completando o manual. Pense no seu amigo, que quando você liga ou se encontra o bate-papo é inspirador. Você se inspira tanto quanto inspira ele. Anote na sua agenda. Ele agora é outro botão do seu controle de motivação.
A dificuldade também pode ser um propulsor de motivação (gravei um podcast sobre este tema)
Busque sua inspiração
Só para exemplificar, aqui estão alguns dos botões do meu controle de motivação, que me inspiram;
Uma música ou compositor;
Um Livro;
Ou um Filme;
Ou ainda um amigo.
Além disso você ainda pode incluir outros. Caminhar ao sol. Meditar com uma música apropriada. Passar um tempo só, refletindo consigo mesmo. No momento em que estamos em introspecção, encontramos a resposta para muitos dos problemas. A solução está dentro e não fora.
Finalmente, é provavel que você também deve ter algum outro botão para incluir no seu controle, ou cockpit de comando do seu avião. Fique a vontade. Ele é seu.
Portanto, comece agora. Ação + Alegria = Motivação.
A motivação não chegará sem a ação.
Ação + Alegria + Motivação = Prosperidade.
Fórmulas para uma vida mais Feliz.
E você? Quais botões já tem no seu controle para manter a motivação?
Assim, para manter sua motivação e ainda motivar sua equipe, vem participar do LeaderX, meu treinamento online.
Informações detalhadas e fazer a inscrição clique aqui. Vem pro LeaderX, Você não nasceu pra ser mais um!
Abraço no coração!
Etiquetas: engajamento, liderança, motivação